domingo, 4 de março de 2012

RADIOAMDORISMO: ONTÉM E HOJE






RADIOAMADORISMO ONTÉM E HOJE
Por Junior – PS8DX

Quando alguém se interessa pelo radioamadorismo, ele é apresentado a um mundo novo que inclui diversos modelos de equipamentos. Alguns muito sofisticados e outros que ele mesmo pode montar. Mas isso não foi sempre assim. Houve um tempo em que o próprio radioamador tinha que montar seu equipamento. Muitas vezes alguns componentes tinham que ser fabricados pelo próprio operador. Esse tempo dos pioneiros hoje pode parecer distante, mas o espírito daqueles experimentadores ainda está presente de alguma formar ainda hoje, e foi esse modo de construir o próprio equipamento que de fato caracterizou-nos como RADIO-AMADORES. Em todo lugar do mundo havia pessoas interessadas em experiências com eletrônica e radiofreqüência. Os equipamentos eram muito grande, cada estágio era como que uma gaveta, e os transmissores pareciam mais um grande armário.
Com o tempo surgiram os kits de montagem, os componentes eletrônicos passaram a ser vendidos e criou-se um mercado onde surgiram as primeiras fábricas de rádios, a Delta, a Hallicrafter, Collins, Drake etc. Mas com o avanço tecnológico novos equipamentos e novas modalidades de comunicação surgiram, e o radioamadores participaram desse avanço que resultou nos sofisticados transceptores, compactos e versáteis repletos de Menus que se por um lado facilitam a vida por outro paradoxalmente parecem causar uma certa acomodação que pode deixar o operador acomodado, lerdo e ação e pensamento.
Assim logo que é prefixado, e hoje é relativamente fácil e rápido para se obter uma licença, pois existem manuais e até modelo dos exames para se conseguir a licença de operador de estação de radioamador, é comum o neófito querer e de fato logo instalar um moderno transceptor, com uma antena importada e muitas vezes até um amplificador linear, que torne mais fácil ser ouvido mais forte. Mesmo que seja logo ali num outro bairro ou cidade vizinha!
Sem dúvida que uma estação moderna é algo que devemos almejar. Mas é triste que o avanço tecnológico muitas vezes não é acompanhado de um avanço da peça mais importante da estação. Aquela que fica na frente do microfone, manipulador ou mesmo teclado, o RADIOAMADOR.

Um comentário:

Fernando Sousa PU8PSF disse...

Parabéns pelo estimulante, educativo e esclarecedor Blog, (ainda!!!) não sou Radioamador mas tem sido um dos meus sonhos desde que tive o prazer de conhecer o Sr. Milton PS8HF em seu QTH em uma de minhas visitas de trabalho(Fund. Municipal de Saúde)

aliás,quando haverá provas para Radioamadores em Teresina?

um abraço.

sousa1914@gmail.com
Teresina-PI