terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ARRL DX CW 2012

ARRL DX CW 2012
O Conteste da ARRL é sempre uma festa. É bom ver um grande número de bons operadores em ação. A regra é os americanos e canadenses trabalham o resto do mundo e vice-versa. De início pode parecer desinteressante se pensarmos que vamos trabalhar apenas duas entidades (USA e Canadá), mas podemos ter outras perspectivas. Uma delas é a oportunidade de trabalhar vários estados americanos e quem sabe até fechar o WAS, ou completá-lo num único fim de semana. Outra, é o fato de ver atuando operadores de muita qualidade. É interessante ver que muitos podem operar sem chamar na freqüência já ocupada. Respeita-se quem já está em QSO. Se você chama numa velocidade o outro responde na mesma velocidade.
Mas será que essa história de conteste em alto nível realmente é verdade?
Esse ano, resolvi testar, e iniciei chamando CQ TEST PS8DX PS8DX TEST. E para minha grata surpresa o que vi e ouvi foi estações me respondendo na minha velocidade. Ninguém tomou minha freqüência, e pude trabalhar estações como W3LPL, K3LR, KC1XX, W0OH, e muitas outras. E ainda de quebra todo QSO tinha um TU no final!
O brasileiros fizeram sua festa particular. Muita gente boa fazendo fila de americanos. Manipulação segura e ouvidos afiados. PY2NY, PY2YU, PV8DX, PW7T, PR7AR e muita gente boa.
Eu posso dizer que ganhei muito com esse CONTEST. Ouvi operadores de primeira linha (quando crescer vou ser um deles!), testei minha performance como operador de CW e vi que embora já tenha cabelos brancos (DNA ou o sol de Teresina!?), ainda tenho que afinar os ouvidos. Testei minhas antenas, que após a instalação e posterior reposicionamento da KLM 40-4B, a velhinha 3DX3 (presente de aprovação o vestibular de 1982) continua em 10 metros dando bom rendimento. Mas acima de tudo fiquei orgulhoso de ser radioamador e ver que o CW ainda é uma música mágica, que encanta aos ouvidos.
73s de JUNIOR – PS8DX

Nenhum comentário: