terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conteste: O que é, Porque e Para que?





O conteste para radioamadores é uma competição, para ver quem mantém um maior número de QSOs (ou pontos por QSOs válidos), em um determinado tempo, que geralmente compreende 24 ou 48 horas. Existe uma grande variedade de motivos para justificar por que e para que passar tanto tempo no rádio tentando obter um resultado que pode siginficar ganhar o conteste, ou testar a habilidade do operador seja em fonia, telegrafia, rtty ou modo digital, ou ainda testar a eficiência da estação, isto é rádio, linear ou antenas.
O conteste pode ser individual (single operator), pode ser em grupo (multi operator),Mono banda (single band) ou multibanda (multibands), pode ser baixa potência (low Power) ou alta poência (high). Transmissor único (single transmiter) , two ou multitransmissor. E parece até doidice, mas tem também a categoria SO2R (single operator 2 radio). É isso mesmo. Um único operador, utilizando dois rádios ao mesmo tempo. Imagine isso em CW! Que maravilha é esse processador chamado cérebro.
Quando decidimos participar de um conteste. Até pelo espírito competitivo, todos pensamos em ganhar. Mas ganhar não significa que só o primeiro colocado (first place) ganhe. Participar de um conteste em qualquer modo ou categoria é um modo de ganhar alguma coisa. Ganhamos experiência, desenvolvemos e testamos as nossas habilidades como operadores. Conhecemos melhor nossas estações. Descobrimos as deficiências que podemos corrigir.
Participar de um conteste é RADIOAMADORISMO de alto nível. É como viajar, ler um bom livro ou ver um bom filme. Você aprende sempre alguma coisa boa. Pessoalmente penso que participar de um conteste é uma maneira de fazer uma autocrítica.
Quando o conteste é em grupo temos o genuíno espírito da fraternidade que muito se prega entre radioamadores. Trabalhar em grupo exige habilidades importantes, e que nos dias de hoje precisam ser cultivadas. A união faz a força e é bom fazer forças para praticarmos a união. Além do mais, o tempo que se passa junto é um combustível importante para revigorar a AMIZADE entre os membros do grupo.A placa, o troféu, o certificado, e até mesmo a lista de escores publicada em revista é importante, é um reconhecimento público. Mas nada substitui o gostinho de vencer a si mesmo e praticar o radioamadorismo de CONTESTE.
73s Dx Junior, PS8DX

Nenhum comentário: